Crianças podem ter transtorno alimentar?
- Ana Paula Soares dos Santos
- 17 de jul. de 2021
- 1 min de leitura
Normalmente quando as crianças começam a recusar alimentos ou a não querer comer fora e/ou na casa dos amigos com frequência, esse comportamento pode ser interpretado como frescura , birra ou coisa de criança mimada.
Essa recusa normalmente costuma acontecer entre os 2 e os 6 anos de idade com comportamentos do tipo: demorar horas para comer, chorar e fazer manha para não comer. E é aí que começam as negociações para estimular que a criança comam. Muitas vezes essas tentativas de negociar podem causar alguns traumas alimentares, que se não tratados ainda na infância e adolescência, podem ser levados para vida adulta.

Sinais e sintomas que devem ser observados com atenção pelos pais:
- Evitar grupos alimentares inteiros, por exemplo: leite e derivados ou todas as frutas;
- Apresentar náuseas e vômitos ao se deparar com a necessidade ou obrigação por parte dos pais em comer alimentos novos;
- Apresentar preferência em sempre comer alimentos de determinadas marcas;
- Querer comer sempre as mesmas preparações, comendo apenas 15 variedades de alimentos ou menos;
Todos esses comportamentos se não identificados e tratados, podem ser levados para vida adulta, tornando o ato de comer em um momento de muito estresse e ansiedade.
Os profissionais mais indicados para ajudar em situações como essa são: Médico pediatra, psicólogo e nutricionista materno infantil.
Comments