top of page

Perfeccionismo: como ele pode interferir no seu relacionamento com a comida!

  • Foto do escritor: Ana Paula Soares dos Santos
    Ana Paula Soares dos Santos
  • 4 de set. de 2021
  • 2 min de leitura

A necessidade de querer alcançar a perfeição em todas as situações, e aqui, chamo atenção para cuidados com alimentação e corpo, pode gradualmente impactar sua saúde mental e autoestima.

O perfeccionismo é representado pela necessidade de estabelecer padrões elevados e rígidos para si mesmo.




A pessoa perfeccionista segue uma série de requisitos ou pré requisitos de conduta criados para ela mesma, e faz constantes auto avaliações e críticas a si. A autocrítica é tão rigorosa, que frequentemente a pessoa se coloca para baixo, incentivando o sentimento de culpa. Ela nunca se satisfaz com seu próprio desempenho.


Por outro lado, o perfeccionismo pode fazer com que ela atinja objetivos em tempo recorde (chamo atenção aqui para pessoas com AN, que possuem um perfeccionismo muito forte). Gostam de se desafiar, costumam alcançar resultados além do esperado e aperfeiçoam habilidades independentemente da sua condição de vida.


Quando o perfeccionismo se torna um problema?

Essa busca incansável pela perfeição acaba influenciando negativamente a saúde mental e emocional, por isso é muito frequente que pessoas com essa personalizada, facilmente desenvolvam ansiedade, depressão, insônia e TRANSTORNOS ALIMENTARES.

Todo esses excesso de esforço, com o tempo vai se tornando algo muito exaustivo. É onde aparece a frustração, decepção e irritabilidade.


A obsessão causada pelo perfeccionismo em todas ou quase todas as áreas da vida, quando não alcançados, acaba induzindo a uma auto sabotagem ou punição (em casos de TA - recorrem ao jejum, laxante, exercício exaustivo, passar fome).

E tem mais ... O perfeccionismo voltado para “evitar o fracasso” é o que tem características neuróticas e causadoras de estresse. O medo de não corresponder às próprias expectativas, ser alvo de críticas e fracassar tem raiz nele.

A pessoa em busca da perfeição não vive, mas, sim, desempenha um papel.


Se você não sabe como sair deste ciclo, busque ajuda! Você não está sozinha (o).


 
 
 

Comments


© 2023 por Nome do Site. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page