Transtorno Dismórfico Corporal
- Ana Paula Soares dos Santos
- 2 de out. de 2021
- 1 min de leitura
Você é uma pessoa que costuma achar “defeito” onde não existe? Ou se incomoda com certas partes do seu corpo?

O TDC (transtorno dismórfico corporal) é caracterizado pela percepção alterada de si mesma diante do espelho. A doença tem traços de compulsão (inclusive os pacientes percebem isso).
Uma pessoa com TDC age de forma obsessiva em função dessa percepção alterada com o objetivo de camuflar o defeito imaginado (que pode ser do corpo inteiro ou de apenas uma pequena porção dele) outra característica comum é a constante checagem da própria aparência no espelho, escovar excessivamente o cabelo, exagerar nos cuidados estéticos.
Cerca de 90% das pessoas acometidas com TDC sofrem de depressão; 48% abusam de bebidas alcoólicas e 32% sofrem de anorexia ou bulimia.
É um transtorno pouco conhecido e é erroneamente confundido com excesso de vaidade. Quem convive com o TDC apresenta preocupação exagerada com algum defeito imaginário em sua aparência física. Leva o indivíduo a implicar com uma pequenas características e a se preocupar a ponto de ter que camuflá-la para sair de casa. Às vezes, a cisma é com algo que nem existe, como uma barriga saliente.
Tudo que afeta a autoestima de alguém, como trauma ou bullying, pode contribuir para o surgimento de percepções distorcidas de sua aparência física.
Busque ajuda! 🤝
Comments